11 agosto 2010

3 meses

Pessoal,

Ontem completou 3 meses que estamos aqui e como ainda não fizemos nenhuma status geral, vamos fazer um agora sobre este 1° trimestre em Montréal.


Cidade

Pra nós que moramos quase que a vida inteira em SP, achamos Montréal uma cidade mto bonita, mto bem cuidada e com mta diversidade de pessoas, culturas e línguas. Já conhecemos bastante a cidade e sabemos nos deslocar perfeitamente por "quase" todos os cantos. O bairro onde moramos é uma delícia, super arborizado, limpinho, bem cuidado e com uma boa infra-estrutura gratuita, só temos que agradecer! Pelo que temos visto, aqui conseguiremos encontrar a tão famosa "qualidade de vida" que a maioria dos imigrantes vêm buscar.


Idiomas

Nosso francês tem melhorado a cada dia. Sentimos uma melhora grande depois que começamos o curso de francisação meio período e temos certeza que vai melhorar ainda mais depois que começarmos o curso de período integral (18ago) e continuarmos nos comunicando em francês, principalmente em casa, o que às vezes acabamos esquecendo, já que é mais cômodo falar em português. Acreditamos que agora temos que continuar assistindo filmes, lendo jornais e livros para ir ganhando vocabulário e principalmente, falar, falar e falar! Praticar, praticar e praticar!

Sentimos uma melhora boa no inglês também, principalmente quando chegamos, mas sabemos que não podemos deixá-lo mto tempo de lado para não enferrujar. O bom é que aqui, a maioria das pessoas é bilíngue e podemos nos comunicar nos dois idiomas.

O Ro tb tem feito um curso intensivo de "mineiro"... já está praticamente fluente, cêis precisam ver só!!! Mêeeessm! :) Ta mto mais mineiro do que eu, hahah!

Bom, mas não é fácil aprender uma nova língua... tem que ter perserverança e mta força de vontade, principalmente para lidar com todas as novidades, as exceções, os novos sons que não existem no português e não deixar que a dificuldade em aprender ou em nos comunicar, nos desanime! Bóra praticar! :)


Emprego

Nossa busca por um emprego ainda cotinua. Temos qualificação para fazer a mesma coisa que fazíamos no Brasil, porém temos esbarrado um pouco no francês, pois estamos competindo diretamente com os nativos fluentes na língua. Aqui eles pedem como requisito um nível avançado/fluente no francês em praticamente 100% das vagas para empregos qualificados, mas isso a gente já sabia e é por isso que estamos correndo atrás do que temos que melhorar.


Alimentação

Aos poucos estamos nos adaptando. Temos feito praticamente as mesmas coisas que fazíamos no Brasil, salvo alguns ingredientes que ainda não achei, mas sei que existe, como requeijão, farinha, carne com cortes brasileiros e etc. Mas estamos aos poucos conhecendo os pratos locais e os milhares de tipos de temperos e molhos diferentes que eles têm. Sim... já achei leite condensado pra fazer brigadeiro, heheh.. :) Tem gente que achou super diferente, mas até agora este daqui tem me enganado bem, hehe.... Os que me conhecem, sabe que eu não sou tão fã assim de cozinhar, mas aqui até que eu estou me divertindo na cozinha, pois é, não tive mto como fugir, o sangue falou mais forte, hehe! :) Mas ainda preciso de mtaaaa prática e do Ro, coitado, minha cobaia que só elogia minha comida, heheh!


Clima

Ao contrário do que mta gente imagina, no verão aqui faz calor... calor mesmo!!! Tudo bem que este verão foi um pouco atípico, mas chegou a alcançar 34°C no termômetro e 42°C considerando a sensação térmica, devido a umidade! Mto mais do que estávamos acostumados em SP. Porém não podemos reclamar, já que saímos do verão brasileiro para curtir o verão do Canadá. Sabemos tb que logo logo o inverno chega e sentiremos falta desse calorzinho, heheh... melhorar aproveitar, e é o que temos feito! Que venha o inverno! Estamos curiosos pra saber como vai ser... mas sabemos que provavelmente nos arrependeremos dessa frase, heheh..


Governo Canadá/Québec

Realmente não podemos reclamar... fomos mto bem recebidos desde o começo e temos gostado bastante da assistência/suporte do governo. Vale lembrar de que nada é perfeito e nem dado de mão beijada, mas no geral, estamos nos sentindo bem atendidos.


Saudades

Nossas principais ferramentes de comunicação na internet como blog, facebook, skype, MSN e e-mail têm nos ajudado mtoooo a diminuir a distância e matar um pouco da saudade. Para terem uma idéia, qdo mantei cartão postal para o Brasil, demorou praticamente 3 semanas para chegar... imagina se nós estivéssemos nos comunicando somente via carta??? 6 semanas (1mês e meio) para receber a resposta... não dá, né?!

Além disso, fizemos amizades aqui que tem nos confortado e nos ajudado. Porém estamos bem ansiosos pra poder rever todos.. se Deus quiser, em fevereiro estaremos aí no Brasil! :)

Resumindo, estamos mto felizes com o que temos visto. Estamos ralando bastante, mas isso tb a gente sabia... Além do mais, sabemos que não importa onde vc esteja, se quiser alguma coisa, tem que correr atrás! Tem que ralar! Tem que ter perseverança! Não pode desistir na 1ª dificuldade. O importante é que agora, quando olhamos o que ainda está por vir, estamos confiantes de que foi Deus que nos trouxe até aqui e que Ele vai cumprir a Sua boa vontade! :)



Que Deus os abençoe!
bjs, Lu e Bruno



"Confie no SENHOR de todo seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas."
PROVÉRBIOS 3:5-6

5 comentários:

  1. Bom dia, estou muito feliz com as conquistas de vcs, e quero lembrar que também passei por essa dificuldade inicial de vcs quando fui para a Italia, quando vcs estiveram aqui no Rio e me perguntaram como seria dei a maior força para vcs porque sabia que como os tempos mudaram vcs não teriam dificuldade com a comunicação e as saudades que sempre vai existir, na minha época era somente por telefone e muito rápido e por carta e demorava mais do que foi agora com vcs. Continuem na luta que vcs vão conseguir estaremos aqui torcendo muito por vcs, bjs Vô Alberto, Vittorio, Sonia, Paolo e Giovanni. Muitos e muitos bjs.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do review de 3 meses de vocês, principalmente do trecho final. É muito importante mesmo ter força de vontade, perseverança e comprometimento para conseguir o que se quer, independente de onde moramos. Tem gente que reclama de tudo, que desiste no primeiro obstáculo (e depois reclama de novo falando que nada dá certo pra ela rsrs). Quando queremos alguma coisa temos que ir atrás, acreditar, e é o que vocês estão fazendo! )
    Tb estou na torcida por vocês e fico feliz por vocês estarem se adaptando, aprendendo e aproveitando cada dia!
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lu, avante no propósito de vocês, confiarem na providencia Divina. Hão de conseguir, pois a minha insistencia junto do Pai é muito grande para que vocês sejam felizes.
    Abraços madrinha Augustinha.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo relato. Sou amiga da Florence e estou ainda dando entrada nos papéis. Muita sorte para vcs!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pelos lindos e sinceros comentários! hehe... Estamos mto felizes com o que Deus tem nos dado e suprido até agora. Só temos que agradecer! Continuem nos acompanhando... bjs!

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua mensagem...