05 junho 2010

Île-des-Soeurs ou Ilha das Irmãs

Pessoal,

Estava pesquisando mais sobre o lugar onde iremos morar e achei algumas informações interessantes no site do wikipedia. Acabei traduzindo os dados que estavam na versão em inglês que estavam mais completos. Fiz também comentários no meio do texto, hehe... Segue abaixo para quem tiver interesse.

bjs, Lu


Île-des-Soeurs

Île des Sœurs (em português Ilha das Irmãs) é uma ilha fluvial do Rio São Lourenço, a leste da Ilha de Montréal no Arquipélado de Hochelaga, localizada na província canadense do Québec.

A ilha faz parte da cidade de Montréal, mais especificamente nos arredores de Verdun (bairro da cidade de Montréal), constituindo o setor L'Île-des-Sœurs. Abriga a base da ponte de Champlain que liga a ilha de Montréal, com duas outras pontes, a Pont de l'Ile des Soeurs e a Ponte Clemence.

Embora a ilha esteja somente há poucos km do centro de Montréal, ela é muito isolada da cidade e permanece livre do trânsito pesado e dos ruídos da cidade. A ilha é composta principalmente de apartamentos residenciais, condomínios e flats, com poucas empresas muito grandes. A ilha é conhecida por seus parques e paisagens, incluindo parque West Vancouver com vista para o Rio Saint-Laurent. Existe apenas uma escola na ilha, a École des Île Sœurs.

Originalmente chamada Île Saint-Paul (Ilha de São Paulo, affff.. acredita??? Ehhh perseguição, hehe...) em homenagem ao fundador de Montréal, Paul Chomedey, sieur de Maisonneuve. O nome Île-des-Sœurs ou Ilha das Freiras apareceu somente a partir do século 19 e foi utilizado exclusivamente a partir da década de 1950. O nome homenageia as freiras da Congregação de Notre-Dame, que tinha adquirido uma parte da ilha em 1706 e a manteve por mais de 200 anos. A ilha foi uma antiga cidade, L'Île-Saint-Paul, fundada em 1899, que fundiu-se com Verdun em 1956.

O desenvolvimento da ilha começou apenas no final da década de 60. O patrimônio arquitetônico da área inclui uma complexo residencial e um posto de gasolina assinado pelo famoso arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Enquanto patrimônio natural inclui o Domaine Saint-Paul, zona úmida que abriga uma grande população de aves migratórias, mas que também foi bastante erodida pelo desenvolvimento imobiliário e ainda está ameaçado.

A ilha também possui uma área de escritórios comerciais e lojas perto do acesso à auto-estrada com o setor norte da ilha, que iria acolher a nova sede da empresa Bell Canada. Serviços comunitários são agrupados em torno do centro Elgar, em direção ao centro da ilha, que inclui uma biblioteca, centro comunitário e uma igreja.

A Île-des-Soeurs é considerada uma das mais ricas comunidades de Montréal.

Uma parte substancial da ilha é de propriedade da imobiliária Estruturas Metropolitaines.

Ilha de Montréal + Île-des-Soeurs


Île-des-Soeurs


Île-des-Soeurs


4 comentários:

  1. Belo lugar escolheram para mora! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Lindo o local, parabéns para vcs, estaremos torcendo muito daqui. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Cade vocês??? Quero saber como foi a mudança!!! Já estão com internet?? Bjinhos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua mensagem...