14 junho 2010

Entrevista da Francisation

Bonjour!

Estamos bem felizes, pq a nossa cama chegou ontem e pudemos dormir confortavelmente esta noite. Estávamos domindo no colchão inflável que trouxemos, mas nem se compara a nossa nova cama... :)

Hoje logo após o almoço fomos no MICC fazer a entrevista para avaliação do nosso nível de francês. A francisação é o curso de francês que o Governo do Québec oferece para os novos imigrantes para melhorarem seu nível da língua, conhecerem mais sobre a cultura local e se integrarem com os outros estudantes. As entrevistas estavam marcadas para às 14h15, mas seriam feitas separadamente. Chegamos uns 20min antes e ficamos esperando sermos atendidos. Lá pelas 14h20 eu fui chamada 1º e logo depois o Ro foi também. O rapaz do governo que me atendeu não era muito de conversa, bem direto. A minha entrevista foi bem rapidinha, deve ter demorado no máximo uns 20min. Primeiro ele conferiu meus dados pessoais e depois fez algumas perguntas bem básicas como qual era a minha profissão, quanto tempo eu estudei francês, qtas horas por semana, onde trabalhei no Brasil, o que fazia nos trabalhos, o que fiz em Montréal desde que cheguei e etc... Após essa mini entrevista, ele me deu um papel com um tema de uma redação e pediu para eu fazer numa outra salinha. Quando terminei, levei a redação para ele e ele leu e me deu um papel dizendo que eu havia sido "aprovada" e que o meu curso vai começar dia 18agosto e pronto, sem mtos detalhes. Perguntei em qual nível eu caí e ele disse avançado, nível 3 e pronto. Bonne soirée (Tenha uma boa tarde)!

A entrevista do Ro foi um pouco diferente... a moça que o entrevistou era bem simpática e super atenciosa. Ela conversou bastante com o Ro e no final, passou um feedback do nível do francês dele, deu uns sites para ele estudar francês até que as aulas comecem e perguntou se ele teria interesse em começar a estudar antes de 18ago, se houvesse vaga e ele claro, disse sim. Disse também que se ele quisesse, poderia tentar fazer um curso de francês escrito após terminar este da francisação. Ahh, ele também caiu no nível 3! Bom, espero que a gente consiga estudar na mesma escola, vai depender da disponibilidade.

Vamos estudar em tempo integral e este nível dura apenas 2 meses e meio. A idéia é que a gente faça um curso de francês até começarmos este do governo. Vamos tentar nos inscrever amanhã de manhã... qualquer novidade, postaremos aqui.

bjs!

Um comentário:

  1. Bom dia! Hoje tem o jogo do Brasil, mas até lá estou super contente com mais uma vitória de vcs. Estudem bastante sim vai ser muito bom para vcs. Vamos Lá BRASIL!!!!!!!!! Bjs de todos nós.

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua mensagem...